Mais uma vitória que a oposição ao governo Zema alcançou, depois de duas semanas obstruindo as Reuniões de Plenário, foi a manutenção da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam).
Fundada em 1948, a Fucam oferece a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social educação básica e atividades de formação voltadas para a redução da pobreza no campo.
Projeto do governador Romeu Zema previa a extinção da Fundação, o que suscitou várias audiências públicas na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e a pressão dos deputados do Bloco Democracia e Luta para que o governador recuasse em seu plano nefasto de colocar fim à Fucam. Depois de dias de muita negociação, os deputados e as deputadas conseguiram fazer alterações no texto e aprová-lo de maneira a manter a instituição de ensino.
“Chega de retrocessos e do desmonte dos serviços que são oferecidos à população! Aprovamos, de forma unânime, o Projeto de Lei que mantém a estrutura atual da Fundação Caio Martins (Fucam). Depois de muita pressão dos deputados e deputadas do Bloco Democracia e Luta, o projeto passou por significativas mudanças e conseguimos reverter a extinção da Fundação, que era proposta pelo Governo de Romeu Zema! Juntos, seguiremos defendendo os interesses do povo mineiro!”, destacou o deputado Ulysses, líder do Bloco Democracia e Luta.