De hoje (22/11) até na sexta-feira Gonçalves sediará o 1º Encontro da rede Slow Food para criação da Fortaleza do Milho Crioulo. O evento é um reconhecimento pelo trabalho de Famílias de Pequenos Agricultores que permanecem resistentes, confiantes e respeitosos à manutenção da vida em na Terra de sementes crioulas.
“Há quatro anos conheci o Slow Food permanecendo com o trabalho que já realizava junto aos agricultores no Sul de Minas, criamos em Gonçalves o Convívio Terras Altas do Sapucaí. Minha pesquisa que anteriormente valorizava a palha do milho, passou a identificar e cuidar de algumas variedades dos Milhos Crioulos do Sul de Minas. E esta passou a ser nossa bandeira. É com grande alegria que comunicamos que o convívio guardião de sementes passa a ser conhecido como o Convívio Sementes Crioulas do Sul de Minas e para coroar este trabalho, realizaremos em parceria com o Slow Food Brasil, o MDA, a UFSC entre os dias 22 a 25/11 em GONÇALVES – MG o 1º Encontro da rede Slow Food para a criação da FORTALEZA DO MILHO CRIOULO – SUL DE MINAS”, afirma a organizadora do evento, Virgínia Pinto Coelho.
PROGRAMAÇÃO ABERTA PARA CONVIDADOS
DIA 23 / 11 – A PARTIR DAS 14hs
9 h – Chegada Estudantes Slow Food Itália – Visita de campo
Agricultor – João Sorriso – Campos do Raposo – Córrego do Bom Jesus – MG
13 h – Almoço – R$ 15,00 por convidado confirmado
Pousada Campestre
14 h- Apresentação do Convívio S F Sementes Crioulas e PAIOL DE SEMENTES CRIOULAS
15:30 h – Palestra sobre a conservação das variedades do milho crioulo, seleção de grãos e realização dos testes de transgenia das Variedades de Milhos Crioulos selecionadas.
Rosângela Carvalho
17 h – Lanche – Receita indicada para Arca do Gosto – VIRADO DE BANANA
Mais informações pelo cel (35) 99133-3097 e pelo email: virginiapintocoelho@gmail.com
*Líder na empresa Slow Food – Sementes Crioulas do Sul de Minas, Atelier Arte na empresa Oficina de Tramas e Atelier Cozinha na empresa BananaCombina.com
FONTE: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Gonçalves