Notícias

Governador Pimentel visita vinícola no Sul de Minas que desenvolveu técnica premiada internacionalmente

O governador Fernando Pimentel visitou nesta terça-feira (13/6) a vinícola experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas. Graças a uma tecnologia da dupla poda, desenvolvida no local, vinhos finos produzidos em propriedades mineiras e paulistas foram premiados em competições internacionais. Participaram da visita o secretário de Governo, Odair Cunha, o deputado Ulysses Gomes, o prefeito de Caldas, Ulisses, e lideranças da cidade.

Pimentel conversou com produtores e pesquisadores e enalteceu o trabalho desenvolvido na localidade. “Essa técnica desenvolvida aqui está possibilitando Minas Gerais e outros estados a produzir vinhos de grande qualidade, inclusive já premiados internacionalmente. Um trabalho muito positivo da Epamig e do Governo do Estado, apoiando os viticultores e produzindo vinhos e espumantes aqui em Minas Gerais, de qualidade excepcional. Esse é um trabalho que merece ser conhecido por todos os mineiros e mineiras”, afirmou.

O deputado Ulysses Gomes encaminhou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais votos de congratulação para a Epamig e para o pesquisador Murillo Albuquerque Regina, responsável por desenvolver a iniciativa, a fim de parabenizar e homenagear a criação dessa tecnologia.

“A técnica da dupla poda foi desenvolvida pela Epamig com o intuito de desviar o ciclo de produção e colheita da videira do verão para o inverno, de forma que todo o processo de amadurecimento e colheita da uva ocorra com condição de seca, com dias ensolarados e noites frias, o que é indispensável para uma melhor qualidade do vinho. Nós temos um clima ideal para produzirmos vinhos de qualidade, mas essa produção estava sendo feita na época errada com relação ao ciclo da videira. A dupla poda permite colocar o ciclo de amadurecimento e colheita da videira na época de clima favorável”, explicou Murilo.

Vinhos premiados

A iniciativa de se produzir vinhos finos na Mantiqueira surgiu como alternativa para diversificação de renda em regiões tradicionalmente cafeeiras. Recentemente, três marcas de vinhos produzidos com a tecnologia da Epamig foram premiadas em conceituados eventos de enologia.

O vinho “Maria Maria Bel Sauvignon Blanc 2015” foi vencedor da categoria bronze do Decanter World WineAwards 2017, em Londres. A uva é plantada na Fazenda Capetinga, em Três Pontas, e processada na vinícola Experimental da Epamig, em Caldas. Os vinhos da vinícola Guaspari – Vista do Chá, Vista da Serra, Vale da Pedra, Vista do Bosque – produzidos em Espírito Santo do Pinhal (São Paulo), também foram premiados. O SyrahSpeciale Casa Verrone, também processado pela Epamig, foi eleito o melhor da categoria Tinto Nacional na Expovinis 2017, em São Paulo.

Com informações da Agência Minas.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???