Nessa quarta-feira (17/3), o deputado estadual Ulysses Gomes protocolou, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um Projeto de Lei que visa suspender o corte dos serviços de distribuição de energia elétrica e de abastecimento de água para cidadãos que moram nos municípios incluídos nas ondas vermelha e roxa do Programa Minas Consciente. Anteriormente, o deputado já havia encaminhado ao Governo de Minas dois requerimentos solicitando que o fornecimento de energia e água não fosse interrompido enquanto vigorar as medidas de isolamento social decretadas oficialmente pelo governo do Estado. Hoje, o Governo de Minas anunciou a suspensão de cortes de fornecimento de luz e água para famílias de baixa renda.
“É com imensa alegria que soubemos que a solicitação que protocolamos, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já foi atendida parcialmente pelo Governo do Estado: a garantia de que os moradores mais carentes de nosso Estado, cujos municípios estejam em lockdown, não tenham seus fornecimentos de água e luz cortados devido às contas atrasadas. Mas vou continuar lutando para ampliar o benefício para todos os que perderam sua renda devido às restrições da pandemia, como prevê meu Projeto de Lei. Afinal, é desumano que, no momento mais crítico dessa crise sanitária e econômica, as pessoas que estão desempregadas fiquem trancadas em casa sem os serviços mais essenciais”, afirmou Ulysses.
Conforme anunciado pelo governo, o atraso nas contas também não vai gerar juros, assim como prevê o Projeto de Lei protocolado pelo deputado na ALMG.