Os prefeitos das cidades de Camanducaia, Cristina, Gonçalves, Itajubá, Monte Sião e Senador José Bento, estiveram em uma reunião com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, nesta terça-feira (23/2), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, para discutirem os reparos nas infraestruturas das cidades, atingidas por intensas chuvas nas últimas semanas. O encontro foi possível por intermédio do deputado Ulysses Gomes e do secretário estadual de Governo, Odair Cunha.
Além da reconstrução de pontes derrubadas e áreas afetadas, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) dará descontos na conta de água das famílias que tiveram suas casas prejudicadas. De acordo com o deputado Ulysses Gomes, será feito um mapeamento das regiões atingidas para definir como será feita a cobrança.
“Serão duas regras. A primeira é a garantia da tarifa social para as famílias identificadas como carentes. A segunda é permitir que famílias atingidas que tiveram aumento no consumo de água devido às enchentes possam pagar a conta dos próximos meses com base na média de gastos anterior”, explicou.
O parlamentar, que é de Itajubá e representa o Sul de Minas na Assembleia Legislativa, destacou a sensibilidade do governador Fernando Pimentel em relação às demandas apresentadas pelos prefeitos das cidades atingidas. “Ele demonstrou disposição para ouvir cada um dos problemas, mesmo sabendo da dificuldade do Estado. É preciso haver uma parceria. São demandas sobre quedas de pontes e bens públicos que foram atingidos, como escolas e postos de saúde”, completou.
Finalizada a reunião, os prefeitos demonstraram satisfação com a postura do governo e com expectativas para a resolução dos problemas. “Graças ao deputado Ulysses, que conseguiu essa agenda com o governador, nós obtivemos um posicionamento positivo do governador sobre a nossa prioridade maior depois das fortes chuvas e enchente que tivemos, que é refazer a ponte que liga Camanducaia ao distrito de Monte Verde”, declarou o prefeito de Camanducaia, Edmar Dias. De acordo com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), Murilo Valadares, a ponte será entregue em até 90 dias.
Para a prefeita de Gonçalves, Maria de Lourdes das Neves(Lourdinha), toda ajuda que vier será boa para os municípios. De acordo com a prefeita, a zona rural de Gonçalves está sem condições de trânsito em função da queda de barreira e pontes. “Acreditamos que semana que vem já teremos uma resposta positiva em relação ao que apresentamos hoje”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Ulysses Gomes, com informações da Agência Minas