A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta terça-feira (02/05), em Belo Horizonte, uma reunião do Grupo Condutor da Política Estadual de Saúde Indígena. Estiveram presentes lideranças indígenas de diferentes etnias de Minas, além de gestores municipais e estaduais.
Ela tem como objetivo atender às etnias Pataxó, Pankararú, Xucuru-Kariri, Maxakali, Mokuriñ, Kaxixó, Krenak e Xacriabá. No primeiro semestre de 2016, a SES-MG finalizou uma série de visitas técnicas aos municípios com jurisdição indígena, resultando na criação da nova Política de Saúde Indígena, pautada no diálogo e respeito à tradição.
O deputado estadual Ulysses Gomes visitou, no último dia 29, a comunidade indígena Xucuru-Kariri, na cidade de Caldas, e a Escola Estadual Indígena Xucuru-Kariri Warcanã de Aruanã. A comunidade receberá, em setembro, os Jogos Indígenas de Minas Gerais, em que participarão aproximadamente 1 mil índios de todo o Estado.
Durante a reunião do Grupo Condutor, uma série de projetos e ações foram discutidos, entre eles a implementação de políticas de alimentação, nutrição e promoção da saúde, considerando a cultura indígena, o modo de viver e o cenário epidemiológico. Para garantir o cumprimento das ações de saúde, a SES-MG investe em 2017 o montante de R$ 3,41 milhões para a execução da Política. Os recursos são garantidos por uma resolução do Governo de Minas Gerais que oficializou em 2015 a concessão de incentivos financeiros anuais no contexto da Política Estadual de Saúde Indígena. Para mais informações e fotos, clique aqui.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde