Nesta segunda-feira (26) o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, vai lançar o Identidade Jovem (ID Jovem). O documento possibilita às pessoas com idade entre 15 e 29 anos acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O lançamento acontecerá às 17h, no Centro de Referência da Juventude, localizado na Rua Guaicurus, 50, na Praça da Estação, em Belo Horizonte.
A ID Jovem é destinada às pessoas de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Há duas formas de emitir sua ID Jovem: pela internet ou pelo aplicativo.
Pela Internet
Com seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo Aplicativo para smartphones
Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Atenção:
O cartão é virtual deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site.
Para mais informações, clique aqui.
Com informações da Caixa Econômica Federal.