Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas fizeram, nesta segunda-feira (10/5), uma visita à Secretaria de Estado de Saúde (SES), na Cidade Administrativa. Na ocasião, ao que tudo indica, os deputados constataram que o ex-secretário adjunto de Estado da Saúde faltou com a verdade em seu depoimento à CPI, quando disse que o Governo de Minas tinha um documento que lhe dava direito de usar as doses de vacinas contra a covid da reserva técnica dos municípios para imunizar servidores administrativos. A reserva técnica é destinada aos 853 municípios mineiros, em caso de perda ou roubo das vacinas.
O objetivo da visita foi buscar, justamente, esse documento, que deveria ter sido enviado à CPI. “Ficamos surpresos ao constatar, conforme declarou o próprio atual secretário, Fábio Baccheretti, que tal documento não existe. Portanto, a vacinação dos servidores que não trabalham na linha de frente do combate à covid ou que ainda não tinham idade para serem vacinados, foi totalmente arbitrária. O governo não poderia ter tomado posse dessas vacinas, contrariando as regras do SUS”, denunciou Ulysses Gomes.
Também participaram da visita os deputados João Vítor Xavier (presidente da CPI); Cássio Soares (relator), Rafael Martins, Roberto Andrade e Zé Guilherme (membros).
Reunião Fechada
Amanhã, a CPI dos Fura-Filas terá uma importante oitiva na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES, Janaína Passos de Paula, que se propôs a conversar novamente com a Comissão para contribuir com mais informações.