No último domingo (19/03), o Hospital Escola, em Itajubá, realizou a primeira cirurgia de transplante de fígado do Sul de Minas. Agora instituição de saúde, que também já faz transplantes de rins desde 2014, recebeu autorização junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para dar início aos transplantes de coração.
“O transplante do coração já está credenciado, junto ao Ministério da Saúde e ao Sistema Nacional de Transplantes. Os pacientes estão em investigação ambulatorial fazendo os exames e fazendo o acompanhamento médico para poder ser inscritos na fila nacional. Então a gente imagina que nas próximas semanas, a gente já tenha pacientes inscritos podendo, no próximo mês ou na sequência, estar fazendo o primeiro caso de transplante [de coração] no Sul de Minas”, disse Fábio Cavichiamontanari, diretor administrativo do Hospital Escola de Itajubá.
De acordo com a diretoria da instituição, o centro de transplantes na unidade foi criado em 2012, mas o processo de capacitação começou bem antes. Nos últimos anos foram investidos, através de recursos próprios e do Governo do Estado, mais de R$ 40 milhões na reforma, ampliação e compra de equipamentos. Além disso, desde 2015 também foram investidos no Hospital Escola em Itajubá cerca de R$ 1,6 milhão do Ministério da Saúde, em uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, referência em transplantes.
Além de Itajubá, o hospital é referência direta para moradores de Brazópolis, Conceição das Pedras, Consolação, Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Pedralva, Piranguçu, Piranguinho, São José do Alegre, Sapucaí Mirim e Wenceslau Braz.
Com informações do G1.