Notícias

IFSULDEMINAS participa da “Missão de Minas Gerais à Holanda”

Uma equipe mineira composta por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), de universidades, institutos federais e outras instituições públicas e do setor produtivo de Minas Gerais desembarcaram, no último mês, na província holandesa de Noord Brabant.

Um dos objetivos da “Missão de Minas Gerais à Holanda”, iniciativa do Governo do Estado, foi firmar novas parcerias e promover o engajamento entre as instituições dos dois países. O professor Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS representou o Instituto Federal na missão, já a professora Narayana Nogueira Bregagnoli, assessora de Relações Internacionais, participou com um projeto aprovado pela Fapemig.

Para o reitor Marcelo Bregagnoli, a internacionalização é uma pauta constante dentro dos institutos federais. “A missão de Minas Gerais à Holanda abriu expectativas e possibilidades de atuação em conjunto para intercâmbios de discentes e servidores. Haverá uma proposta de criação do programa “Professores para o Futuro” com a Holanda, assim como ocorreu com a Finlândia.”

O subsecretário Márcio Portes explicou a importância do projeto que também visa internacionalizar ainda mais o ensino superior e a região prioritária no Brasil é Minas Gerais. Todas as atividades tem foco na tecnologia da água, química sustentável e meio ambiente. “Estamos buscando um modelo avançado de unir a universidade e as empresas. O problema pesquisado vira solução aplicada para o mercado”, destacou.

Na abertura dos trabalhos, realizada na cidade de Breda, em 29 de março, o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas, Márcio Portes, assinou um memorando de entendimento com o vice-governador da província de Noord Brabant, Bert Pauli, na presença do embaixador do Brasil em Haia, Piragibe Tarragô. O memorando formaliza a já existente cooperação entre a província holandesa e Minas Gerais.

Atividades

Foram apresentados os projetos de desenvolvimento de tecnologia em andamento e as estratégias do governo para incentivar a inovação. Também houve uma exposição sobre a economia e o dinanismo da região de Noord Brabant, uma das mais inovadoras e empreendedoras da Europa. Uma das principais expertises da província é a economia de base biológica e há várias oportudidades de cooperação com as instituições de ensino e empresas dessa área em Minas Gerais.

A Sectes assinou um memorando de entendimento com a Holanda para ampliar a parceria já existente. O Projeto Living Lab Biobased Brazil já faz parte das ações do Governo de Minas Gerais e foi expandido. Este consórcio é constituído por universidades, empresas e representantes dos governos brasileiros e holandeses. O objetivo do projeto é internacionalizar ainda mais o ensino superior e a região foco no Brasil é Minas Gerais. Todas as atividades tem foco na tecnologia da água, química sustentável e meio ambiente. “Estamos buscando um modelo avançado de unir a universidade e as empresas. O problema pesquisado vira solução aplicada para o mercado”, destacou o subsecretário Márcio Portes.

Acompanhado pelo diretor-geral do Ministério da Ciência, Educação e Cultura, Hans Schutte, a comitiva visitou parques tecnológicos, universidades e startups . Os principais setores abordados foram da ciência aplicada, energia, biomassa, água, biotecnologia e ciências da vida e da saúde.

Outro grande destaque da visita à Holanda foi a participação no “Brazil Network Day”, evento organizado pela embaixada do Brasil. O encontro acontece duas vezes ao ano e o tema desta edição foi Minas Gerais. Empresas da Europa se encontravam no mesmo lugar para trocar informações e possíveis investimentos no território mineiro.ifnaholanda2

No próximo mês, Minas Gerais receberá a visita de holandeses que irão conhecer o Estado e dar continuidade às parcerias já realizadas, buscando investimentos do poder público nas áreas de ciência e tecnologia.

Marcelo Bregagnoli destacou dentre as atividades, a atuação em grupos de pesquisa aplicada em diversos projetos. Para isso, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSULDEMINAS já está estabelecendo o protocolo para a efetivação no âmbito da instituição. Também, seremos os primeiros parceiros a serem visitados e a apresentar ações institucionais à missão do governo holandês, que virá em breve ao Brasil”, disse.

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS – Reitoria com informações da ASCOM – Sectes

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???