Nos últimos 15 anos, pesquisadores e organizações ao redor do mundo vêm propondo indicadores capazes de mensurar, entre outros aspectos, as percepções da população em diversas áreas da cidade. No Brasil, destaca-se a experiência da Rede Nossa São Paulo (www.nossasaopaulo.org.br) com os Indicadores de Referência de Bem-Estar do Município de São Paulo (IRBEM São Paulo).
Em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, o Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras da Universidade Federal de Itajubá (NPDE/UNIFEI), trouxe o Projeto IRBEM para a cidade de Itajubá, no Sul de Minas. Foi realizada uma consulta pública, através de questionários, englobando 26 áreas do município (saúde, educação, segurança, lazer, transparência e participação política, entre outros), com objetivo de captar as percepções da população nestas áreas, numa escala de 1 a 10. Os resultados da pesquisa podem ser consultados no Relatório Projeto IRBEM Itajubá 2016, clicando AQUI.
Faça um cadastro com a equipe, clicando AQUI
A pesquisa IRBEM Itajubá faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo NPDE/UNIFEI, cujos objetivos são de investigar, gerar conhecimento e propor novos modelos de cidade (empreendedora, criativa, inovadora, inteligente e sustentável), alinhados com melhores práticas e indicadores de desenvolvimento. Mais informações em mailto:npdeunifei@gmail.comou (35) 3629-1440.