Com o título “Como três brasileiros chamaram a atenção do Google e da NASA”, a Revista Exame divulgou essa semana uma reportagem sobre a empresa Agrosmart, dos sócios itajubenses Raphael Pizzi e Mariana Vasconcelos, e também do paulista Thales Nicoleti.
A Agrosmart começou em setembro de 2014, na cidade de Itajubá, a partir de um problema que a própria empreendedora via em sua família, que trabalha com agricultura: eles não podiam viajar por muitos dias, já que era preciso analisar o estado da lavoura constantemente.
Por isso, a primeira missão da empresa foi criar um sistema de monitoramento: sensores são instalados no cultivo do agricultor e, por meio de um software, ele pode acompanhar de qualquer lugar como anda sua produção.
De acordo com a reportagem, a Agrosmart aposta na tendência da “agricultura digital” – usar a coleta e análise de dados para que os agricultores tomem melhores decisões e consigam produzir mais e melhor. E isso atraiu a atenção de nomes como Google e NASA, além de ter como meta faturar dois milhões de reais neste ano.
Segundo cálculos da Exame, a cada cinco reais que a economia brasileira ganha com sua produção, um real vem do agronegócio: o setor é responsável por 20% do PIB do país.
Leia reportagem inteira clicando AQUI
Fonte: Revista Exame / Abril
Raphael Pizzi, Mariana Vasconcelos e Thales Nicoleti: criaram a Agrosmart, que ajuda agricultores a tomarem decisões