Minha História

MINHA HISTÓRIA

MINHA HISTÓRIA DURANTE OS ANOS

1977

Ulysses nasceu em Itajubá-MG, em 27 de julho. Filho de pai operário e mãe dona de casa, ele tem três irmãos e teve uma infância simples e saudável, no popular bairro da Imbel. Jogava bola e empinava pipa nas ruas, frequentava a paróquia Santa Teresinha e estudava em escolas públicas.

1993

Forma-se Ajustador Mecânico pelo SENAI de Itajubá. Em 1994, após ser selecionado para estudar nas novas instalações do SENAI em Pouso Alegre, Ulysses forma-se na primeira turma de Ferramentaria.

1995

Ulysses inicia sua trajetória nos grupos de jovens da Pastoral da Juventude e também como catequista de Crisma na comunidade de Santa Terezinha, bairro da Imbel, na Paróquia de São Benedito, onde passou a infância, em Itajubá.

1996

Trabalha como metalúrgico na Imbel e, posteriormente, na ferramentaria da Mahle, onde ficou durante 6 anos. Foi quando iniciou sua militância sindical entre os metalúrgicos e liderou as negociações dos funcionários na PLR – Participação dos Lucros e Resultados, eleito três vezes consecutivas entre os funcionários.

1998

Lula faz comício em Itajubá, com Patrus concorrendo ao governo e Padre Douglas como candidato a deputado estadual. Neste mesmo ano, Ulysses filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em Itajubá, iniciando sua militância partidária.

1999

Além de atuar em defesa da criança e do adolescente, Ulysses começa a participar intensamente das atividades do Partido dos Trabalhadores, em Itajubá e região, atuando na organização comunitária para a criação de novos diretórios municipais do partido.

Participa de encontros em todo o Brasil: cursos de formação cristã, de espiritualidade, mística, liderança, dinâmicas de grupo, Fé e Política.

2000

Intensifica seu envolvimento com a causa da criança e do adolescente, iniciando sua participação no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo posteriormente seu presidente. Participa ativamente da Frente Sulmineira dos Direitos da Criança e do Adolescente e, nos anos de 2007 e 2008, participa da coordenação da Frente Estadual, sendo o único representante do interior mineiro.

Com apoio dos movimentos de jovens e sindicais em que militava, Ulysses, aos 23 anos, sai candidato a vereador pelo PT, com o apoio de toda família.

2001

Participa de dois congressos da UNE, em Goiânia, representando o movimento estudantil. Na ocasião, a discussão girava em torno das críticas que a UNE sofria de ter se afastado dos estudantes.

2002

Aos 25 anos, Ulysses assume a vaga de vereador em Itajubá, com a Câmara Municipal lotada de estudantes, lideranças e apoiadores. Um dia que marcou o início de uma trajetória política pautada por muita luta em defesa das minorias.

2003

Foi um dos fundadores do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CEDEDCAI em Itajubá, entidade que se responsabilizou pela política de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.

2004

Num sinal de amadurecimento político, apesar da pouca idade, aos 26 anos, Ulysses disputa as eleições para prefeito em Itajubá, alcançando expressiva votação (cerca de 9 mil votos), e reafirma sua liderança na cidade e região, surpreendendo os tradicionais grupos políticos da cidade.

2005

Inicia trabalho como assessor do mandato do Deputado Federal Odair Cunha, uma parceria que se consolidou cada vez mais. Desde então, passou a circular com desenvoltura nos ministérios e demais órgãos federais, como interlocutor do Sul de Minas em Brasília, proporcionando agilidade e eficiência ao mandato coletivo que Odair até hoje exerce. Foi quando, também, começou a percorrer todo o Estado, conhecendo as necessidades de boa parte dos 853 municípios mineiros, sobretudo os do sul e sudoeste de Minas.

2007

Forma-se em Gestão Pública e inicia sua pós-graduação em Administração Pública, tendo consolidado sua vocação para o serviço público.

Casa-se em Cambuí com Angélica Lambert, fisioterapeuta, professora da Fepi (Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá).

É eleito presidente do diretório municipal do PT de Itajubá. No mesmo ano, torna-se membro do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores.

2009

Leva às ruas de Itajubá o Expresso da Cultura, um sonho antigo de levar cultura e lazer à população mais carente. Ao mesmo tempo em que oferecia arte e lazer, o Expresso fez um diagnóstico, por meio de pesquisas, da realidade local.

2010

Realiza um encontro de planejamento de pré-campanha participativo, reunindo em Pouso Alegre cerca de 130 lideranças de 50 municípios. E constrói coletivamente a proposta de sua pré-candidatura.

2011

Empossado deputado estadual, Ulysses torna-se referência da força jovem e democrática da política do Sul de Minas.

Tem aprovada sua primeira emenda, que incluiu o tema Juventude na Comissão de Esportes, Lazer e Juventude.

2012

Aprovada a PEC de sua autoria, que acaba com o mandato-tampão em Minas Gerais, fazendo da ALMG o primeiro parlamento do Brasil a pôr fim a esta prática.

2014

Referência como parlamentar da oposição, assume a liderança do Bloco Minas Sem Censura.

2015

Reeleito com 69.029 votos, toma posse como deputado estadual.

É escolhido por unanimidade pelos colegas parlamentares para assumir a 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

2016

Nas eleições municipais, ao lado de Odair Cunha (então secretário de Estado de Governo), Ulysses se consagra como forte liderança na região. Na ALMG, assume como primeiro-secretário.

2017

Eleito presidente da comissão de Esporte Lazer e Juventude, Ulysses aprova a Lei que institui a Semana Estadual das Juventudes. Em seguida, cria e articula o Fórum Técnico Jovens nas Gerais, para a construção do Plano Estadual de Juventude.

2018

Consolida cada vez mais sua rotina semanal de agendas pelas cidades do Sul e Sudoeste de Minas, fiscalizando obras realizadas com recursos de suas emendas, ouvindo lideranças e a população sobre questões fundamentais para a região.

2019

Reeleito, Ulysses inicia seu terceiro mandato com um saldo de 113 projetos de lei apresentados e a criação de leis que tornaram referência para Minas e o Brasil.

2020

Projeto de lei de autoria de Ulysses dá origem à Lei 23.676, que torna permanente os laudos médicos emitidos em Minas Gerais para tratamentos e benefícios sociais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

2021

Como líder da Minoria, Ulysses tem importante papel na fiscalização das ações do Governo, solicitando a abertura da CPI dos Fura-Filas, que investigou e comprovou a existência de irregularidades no processo de vacinação em Minas.

2022

O trabalho e atuação de Ulysses é reconhecido nas urnas, sendo reeleito com expressivos 95.598 votos, a segunda maior votação do PT no Estado.

2023

Ulysses é indicado para ser o líder do Bloco Democracia e Luta, grupo composto por 20 deputados e deputadas de oposição ao governo Zema, e também assume a presidência da Comissão Extraordinária de Acompanhamento do Acordo de Mariana.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???