Notícias

Na Unifei, deputado Ulysses Gomes reúne com autoridades para discutir questões hídricas

No encontro, foi apresentado um projeto que auxiliará na prevenção de novos alagamentos na região do Sul de Minas

unifei

O deputado Ulysses Gomes participou, na última segunda-feira (21), de uma reunião na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) para discutir a situação dos municípios do Sul de Minas que sofreram com fortes enchentes decorrentes das chuvas das últimas semanas. Estavam presentes no encontro o reitor da Unifei, Dagoberto Alves, o vice-reitor Paulo Waki, o diretor do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Unifei, Prof. Dr. Geraldo Lúcio, e o professor do IRN, Benedito Cláudio. Também participaram o prefeito de Cristina, Márcio Barros, e o prefeito de Pedralva, Joel Silva.

O objetivo da reunião foi discutir como a Universidade pode auxiliar nos estudos e monitoramento das questões hídricas da região e quais ações podem ser tomadas para a prevenção de novas enchentes. Os professores Tiago e Benedito apresentaram o Projeto SP3M – Sistema de Previsão, Monitoramento, Modelagem e Mitigação de Eventos Extremos para a Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí, que monitora o comportamento do rio de acordo com o volume da água e mapeia os locais que sofrem com constantes alagamentos.

O prefeito de Cristina, Márcio Barros (Pavão), destaca o resultado positivo do encontro. “Combinamos que o Rio Lambari, que passa pelo município de Cristina, será incluído nos estudos da Universidade”, afirmou.

A reunião aconteceu por iniciativa do deputado Ulysses Gomes, que também intermediou um encontro entre o governador Fernando Pimentel com prefeitos do Sul de Minas, na última terça-feira (22), para discutirem os reparos nas cidades que foram afetadas pelas chuvas. “É importante fazer um trabalho de prevenção das enchentes, principalmente conscientizando as prefeituras de que determinadas atitudes precisam ser tomadas”, ressaltou o parlamentar.

O prefeito de Pedralva, Joel Silva, destacou e agradeceu a atuação do deputado Ulysses, junto ao reitor da Unifei e ao Governo do Estado, para o monitoramento dos rios e restauração de estruturas que sofreram danos com as chuvas, como pontes e estradas.

 

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???