Cidade é parte do projeto de expansão e consolidação do Instituto Federal do Sul de Minas.
Em fevereiro (8), o presidente Lula anunciou, em Belo Horizonte, as cidades beneficiadas pela expansão e consolidação dos Institutos Federais em Minas Gerais. Itajubá é um destes municípios, e receberá um novo campus do Instituto Federal do Sul de Minas – Ifsuldeminas. Uma iniciativa que contará com investimento de cerca de R$ 25 milhões, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento para a cidade e região.
Serão construídos 100 novos campi em todo o País, sendo oito em Minas Gerais. “Essa implantação faz parte do projeto de expansão e consolidação do instituto”, comentou o reitor do Ifsuldeminas, professor Cleber Ávila Barbosa. “Com uma nova unidade em Itajubá, a nossa expectativa é ofertar cerca de 66 vagas diretas, sendo 40 professores e 26 técnicos administrativos, o que nos dá a condição de oferecer algo em torno de 800 a 1.000 vagas para alunos, incluindo cursos técnicos integrados ao ensino médio”, completou, acrescentando que aproximadamente 80% das vagas ofertadas em Itajubá serão para cursos técnicos. Ainda segundo o reitor, neste ano, irão trabalhar na prospecção da área e de investimentos para implantação do Instituto e, no próximo ano, na composição do quadro de servidores. A expectativa é que as atividades do IF em Itajubá se iniciem no segundo semestre de 2025.
Para o deputado federal Odair Cunha, que acompanha o processo desde o início, a vinda do Ifsuldeminas para Itajubá fortalece a vocação do instituto. “O Ifsuldeminas tem uma trajetória de mais de 15 anos e, onde quer que ele se instale, há desenvolvimento e crescimento no município e cidades no entorno. Itajubá só tem a ganhar com a vinda do instituto, e essa expansão é parte do compromisso do presidente Lula com a universalização da educação para nossa gente”, disse.
Na mesma linha, o deputado estadual Ulysses Gomes, filho de Itajubá, fez questão de pontuar que a chegada de um campus do Ifsuldeminas na cidade significa uma importante conquista para todo o povo da região. “Quem resgatar um pouco da história de Itajubá, desde a criação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico da Unifei até virar universidade, verá tanto o crescimento da instituição quanto o envolvimento dela no desenvolvimento local. O Instituto tem essa perspectiva e missão, que é pensar e contribuir para o desenvolvimento regional. Não temos dúvidas de que ele vai gerar oportunidades, emprego e, com isso, o desenvolvimento. O mais importante é que todos entendam que a chegada do Ifsuldeminas é uma conquista para a sociedade”, comemorou.
O Instituto Federal do Sul de Minas foi fundado em 2008 e atualmente conta com 8 campi, sendo 6 campi em Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre, e 2 campi avançados em Carmo de Minas e Três Corações. Tem aproximadamente 2.000 colaboradores, incluindo terceirizados. Ao todo, são 12 mil estudantes em modo presencial e 18 mil em cursos EaD.
Os demais campi do IF serão implantados em João Monlevade, Sete Lagoas, Caratinga, São João de Nepomuceno, Belo Horizonte, Minas Novas e Bom Despacho.