CPI dos Fura-Filas

O Tempo – CPI dos Fura-Filas também vai investigar investimentos do governo de MG em saúde

Deputados aprovaram requerimento pedindo informações ao Estado sobre a aplicação do mínimo constitucional de 12% em saúde


Após apurar se houve irregularidades na vacinação de servidores do governo de Minas Gerais, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai se debruçar sobre os investimentos do Estado em saúde pública. Essa deliberação foi aprovada pelos parlamenteres na sessão desta terça-feira (23) da CPI, que deve apurar também o investimento na abertura de novos leitos para o tratamento de casos de Covid-19 no Estado.

Ainda durante a reunião, os deputados aprovaram um requerimento que pede informações à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) sobre os registros de aplicação do mínimo constitucional de 12% na saúde nos últimos seis anos no Estado e outro sobre os custos para a montagem do hospital de campanha no Expominas, bem como as razões para a desmobilização e a destinação dos equipamentos da unidade.

Segundo o vice-presidente da CPI, deputado Ulysses Gomes (PT), Minas Gerais reduziu os investimentos em saúde no ano passado e, por isso, é preciso também apurar os repasses constitucionais para a saúde. “É o único Estado da federação que investiu menos no ano de 2020. Essa é a grande diferença. Investiu menos e a consequência é a ineficiência no combate à pandemia e esse alto índice de crescimento de casos e de mortes”, disse.

Ele disse ainda que a possível diminuição de recursos é tão grave quanto a possibilidade de que grupos não prioritários tenham passado na frente na ordem de imunização contra a Covid-19. “A falta de investimentos nessa pandemia é tão grave quanto os fura-filas e os privilégios que esse governo “diferente” e ineficiente mostrou. Hoje, o que estamos vendo é a ineficiência do Estado no combate a essa pandemia”, disse, em alusão ao slogan do governo Romeu Zema (Novo) que é: “governo diferente, Estado eficiente”.

FONTE: O TEMPO

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???