Nesta terça-feira (24/09), jovens de todos os cantos do estado se reuniram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para a etapa final do Parlamento Jovem 2019. Uma moçada de várias cores, credos e pensamentos diversos entre si, que, depois de muita discussão, aprovou 16 sugestões de enfrentamento à discriminação étnico-racial. “Solte o cabelo, prenda o seu preconceito” é o título de uma delas, que tem como objetivo estimular as crianças a valorizar desde cedo suas características, para combater o bullying e fortalecer a identidade negra.
Todas as propostas, que agora serão analisadas na ALMG, se centram em três eixos: desigualdades socioeconômicas, as violências por motivo étnico-racial e direito às identidades e à diversidade cultural. O evento contou com forte presença do Sul de Minas, que compareceu com representantes de 30 cidades.
“‘Democracia’ é o nome da festa do povo, é quando o povo decide junto o que é melhor pra maioria. Quando esse povo é jovem, o sobrenome dessa festa é ‘Esperança’. Esperança de que o futuro vai ser muito melhor, que é possível corrigirmos tudo o que é preciso. Esperança de uma democracia mais forte e indestrutível, num futuro próximo. Foi esse o meu sentimento ao ver a juventude mineira, na etapa final do Parlamento Jovem, levantando suas fichinhas amarelas para votar pelas propostas que eles mesmos ajudaram a construir”, afirmou, emocionado, o deputado estadual Ulysses Gomes.
Assessoria de comunicação do deputado estadual Ulysses Gomes