Notícias

Parlamento Jovem é lançado em Câmaras Municipais

O Parlamento Jovem está chegando nas Câmaras Municipais, fomentando a participação dos jovens do ensino médio na política. O evento é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático. O projeto é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a PUC Minas e as Câmaras Municipais. O tema deste ano do Parlamento Jovem é “Educação Política nas Escolas”, que é dividido em três sub-temas: educação política e currículo; interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens e educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

A programação está na fase de Implantação, que é quando as Câmaras Municipais assinam termo de adesão ao Parlamento Jovem, elaboram o planejamento das atividades nos municípios, definem quais serão as escolas participantes, mobilizam monitores e demais parceiros, como instituições de educação superior. No Sul de Minas estão participando as seguintes cidades: Andradas, Cachoeira de Minas, Camanducaia, Cambuí, Carvalhópolis, Conceição dos Ouros, Córrego do Bom Jesus, Extrema, Guaxupé, Itajubá, Itanhandu, Lavras, Machado, Maria da Fé, Monte Sião, Ouro Fino, Paraisópolis, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

“Incentivar a educação política para os jovens é fundamental para construir uma sociedade mais participativa da vida política da cidade, do estado e do país. O Parlamento Jovem é uma grande oportunidade para os jovens terem contato com a política, adquirirem mais experiência e conhecer coisas novas”, destaca o deputado Ulysses Gomes, que é o autor da lei que institui em Minas Gerais a Semana da Juventude. Este projeto já está em andamento e será composto por Fóruns que estarão em todas as regiões do Estado, democratizando e dando mais voz ao jovem mineiro na construção das políticas públicas e na defesa de seus direitos.

Estudantes em evento do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Funcionamento do Parlamento Jovem

A etapa de Implantação se encerra no final de março e em abril se inicia a etapa municipal, de 3 de abril a 23 de junho. Nesta fase, as Câmaras mobilizam os monitores e os estudantes do ensino médio das escolas escolhidas, que participam de um programa de formação, com quatro eixos: formação política, temática, diagnóstico e elaboração de propostas. Os estudantes realizam a Plenária Municipal, onde discutem e votam um documento de propostas sobre o tema da edição, a ser encaminhado à Câmara Municipal. Algumas propostas são priorizadas e encaminhadas ao polo regional.

Na sequência vem a etapa regional, de 24 de junho a 23 de agosto. Nesta fase, em cada polo regional, estudantes discutem, elaboram e votam a priorização de propostas que comporão um documento consolidado do polo, a ser encaminhado à Coordenação Estadual.

De 24 de agosto a 31 de outubro é a etapa estadual. A Coordenação Estadual recebe os documentos de propostas dos polos e as propostas são consolidadas e divulgadas em um documento único, para estudos e debates pelos estudantes. Após os estudos feitos em cada município, os representantes eleitos por seus pares se encontram na Assembleia, para discutir as propostas e elaborar um documento a ser encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG. O objetivo é propor soluções e encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema da edição. A atividade é conduzida pelas equipes da PUC Minas e da Escola do Legislativo e das Áreas de Projetos Institucionais e de Consultoria Temática da ALMG.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???