O prefeito Paulo José de Almeida Brito, de Passa Quatro, acompanhado do coronel da Polícia Militar de Minas Gerais César Ladeira, entregou pessoalmente ao secretário Angelo Oswaldo o pedido de tombamento estadual do Túnel da Mantiqueira. Trata-se de local histórico, na divisa de Minas Gerais e São Paulo, em que aconteceram episódios marcantes, em especial durante a Revolução de 1932. Mas desde o ciclo do ouro o local foi percorrido por bandeirantes e mineradores. Passa Quatro desenvolve, de modo exemplar, uma rica política de preservação de seu patrimônio cultural.
“Nós precisamos muito da aprovação para que seja concretizado o mais rápido possível. Lá é bem preservado, mas a partir do tombamento conseguiremos investimentos, como para melhorar a estação. A Maria Fumaça no túnel faz um trajeto de 20 km”, explicou o vice-prefeito Luiz Eduardo (conhecido como Du Moto).
O deputado Ulysses Gomes tem forte atuação no município e apoia a iniciativa dos gestores municipais. “Passa Quatro é uma bela cidade turística em que a administração de seu patrimônio ocorre muito bem. Podem contar com meu incentivo a este projeto para que possamos continuar preservando e fomentando a atividade cultural tão benéfica para o município, a população e os turistas”, analisou o parlamentar.
O secretário Angelo Oswaldo destacou a atitude da Prefeitura de Passa Quatro e, perante o prefeito, despachou o ofício para a presidente do IEPHA/MG, solicitando-lhe a abertura do processo de Tombamento, cujo dossiê será levado ao Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep) para apreciação final.
Fonte: Secretaria de Estado de Cultura, com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Ulysses Gomes