Artigos

Paulo Freire vive!

“Ninguém liberta ninguém, as pessoas se libertam em comunhão”. Essa frase do pedagogo pernambucano Paulo Freire está em uma das paredes do nosso escritório regional, em Itajubá.

Paulo Freire, um dos teóricos da Educação mais citados e estudados em todo o mundo e que, neste ano, completaria seu centenário se ainda estivesse entre nós, também está retratado no muro da Universidade Federal de Itajuba, em uma das mais belas formas de expressões e artes visuais urbanas. São diversas as figuras, com importantes contribuições para a ciência, educação e tecnologia do nosso País. Muitos deles, inclusive, com fortes ligações ao nosso município e até mesmo à Unifei.

Paulo Freire provoca tanto medo e aversão em alguns, quanto provoca admiração e simpatia nos que conhecem a obra dele. Principalmente quando o assunto é Educação de verdade, ou seja, ensinar o outro a refletir por si só. E isso incomoda àqueles que temem um povo pensante. Talvez, seja esse o real motivo do infeliz áudio que circula em nosso município que tivemos acesso ontem.

Um pouco de informação, para quem ainda não tem conhecimento: Paulo Freire criou um método de ensino eficaz, estudado no mundo todo. Lecionou em Havard (Estados Unidos) e na Suíça, sendo um dos autores mais respeitado pelos livros sobre Educação que escreveu.

Em tempo: aproveito para me solidarizar com os artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, responsáveis pelos grafites no muro da Unifei, que vêm sendo vítimas de ataques pelas obras. A vocês e a todos os grafiteiros do País, nosso reconhecimento e muito obrigado por deixarem nossas cidades mais belas.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???