Notícias

PEC que garante proteção aos Lagos de Furnas e de Peixoto é aprovada de maneira definitiva

Uma grande vitória foi conquistada nesta quarta-feira (2/12): o plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 2º turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 52, que estabelece uma cota mínima para o nível das águas dos Lagos de Furnas e Peixoto, sendo 762 e 663 metros, respectivamente.  O estabelecimento da cota mínima é a garantia do uso múltiplo das águas, na agricultura, piscicultura, turismo e em todas as outras atividades desenvolvidas no entorno dos lagos. A PEC ainda inclui os lagos entre os bens tombados e declarados monumentos naturais de Minas Gerais.

“É a garantia de subsistência da comunidade local e é a esperança de que consigam recuperar tudo que perderam ao longo desses anos por conta da baixa das águas. É um grande dia, um dia para comemorarmos esta vitória, pela qual lutamos há anos. Viva o Mar de Minas! Viva Furnas e Peixoto”, comemorou o deputado estadual Ulysses Gomes, que é coautor do projeto. Agora, a PEC segue para a promulgação do Governo do Estado, quando entrará, de fato, em vigor.

Votação às margens do Lago de Furnas

Nas margens do Lago de Furnas, em Fama, acompanhado do prefeito reeleito Cantareli e do futuro vice-prefeito Alexandre, Ulysses Gomes votou a favor da Proposta e acompanhou a aprovação da PEC.

“Fiz questão de participar da votação nas margens do Lago para mostrar àqueles que não vivem na região, a necessidade e importância da Proposta, da qual tenho a alegria de ser coautor. Hoje é um dia de festa para a comunidade de Fama e todas as outras que sobrevivem das atividades do entorno dos Lagos de Furnas e Peixoto”, afirmou Ulysses.

Aproveitando a oportunidade, o deputado também participou de uma reunião com o Cantareli, o Alexandre, o vereador reeleito Zico e os vereadores eleitos Rafael Ferreira, Nico da Patrol e Edson do Mané da Balsa.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???