Notícias

Prefeitura cria campanha permanente para cuidar da população de rua

Dar dignidade a quem vive em situação de rua, esse é o objetivo do grupo de trabalho criado pela Prefeitura de Pouso Alegre. Desde o início do ano, reuniões periódicas estão sendo realizadas com a participação das secretarias municipais, Pastoral de Rua, Acipa, Polícia Militar, igrejas e representantes da comunidade.

No município, a população em situação de rua é atendida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social no Centro de Referência Especializada para a População em Situação de Rua (Centro POP), onde mais de 5 mil atendimentos foram realizados em 2015. Outros setores como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Albergue Municipal que foi reformado recentemente também fazem os atendimentos. Nesses locais, além de alimentação e banho, as pessoas têm acesso a novos documentos pessoais, quando necessário, participam de oficinas gerando ocupação e ainda oportunidades de retornar às suas famílias.

“Criamos o grupo de trabalho para unir esforços no encaminhamento adequado das pessoas em situação de rua. A administração já faz esse apoio, mas vamos ampliar ainda mais nossas ações”, reforça a Secretária Geral do Município, Rose Cunha.

Agora, a Prefeitura lança a campanha “Solidariedade + Resgate = Dignidade com o objetivo de interagir com toda a população pouso-alegrense. Dessa forma, todos poderão contribuir encaminhando a pessoa em situação de rua para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através dos telefones informados na campanha.

Serão distribuídos na cidade panfletos de conscientização e informações que o simples ato de doar uma moeda dificulta o trabalho de convencer o morador de rua a deixar essa situação. A esmola não traz cidadania e não resgata a dignidade. Resgatar quem está nas ruas vai muito além de doar dinheiro.

O Prefeito Municipal, Agnaldo Perugini, solicitou atenção especial com as pessoas que vivem em situação de alta vulnerabilidade. “Esses cidadãos têm o direito de serem acolhidos e elevados a outro padrão de vida. Vamos olhar com carinho para com eles, pois precisam do nosso apoio e dos nossos cuidados”, salientou.

É importante ressaltar que o trabalho é permanente e, por isso, a Prefeitura Municipal disponibiliza dois números de telefones para que a população possa informar os casos que precisam de ajuda.

Abordagem Social: (35) 99889-7440 – Centro POP: 3423-3550

 

Reunião grupo de moradores de rua

ASCOM/PMPA | Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???