Produtores de café do Sul de Minas participam da 30ª edição da Superminas Food Show 2016, maior evento dos setores da panificação e supermercadista da América Latina. Diversos produtores familiares foram selecionados pelo Circuito Mineiro de Compras Sociais por iniciativa do Governo de Minas.
A Superminas acontece entre os dias 18 e 20 de outubro. O governador Fernando Pimentel, em visita ao evento no Expominas em Belo Horizonte, ressalta a importância do apoio aos pequenos e médios produtores. “Alegria de ver aqui, talvez pela primeira vez, um estande de agricultores familiares que o Governo do Estado está promovendo, valorizando os nossos produtos regionais e a pequena e a média produções no Estado”. Além do líder do executivo mineiro, estavam presentes vários secretários de Estado, incluindo Odair Cunha, da secretaria de Governo.
Os municípios sulistas de Minas Gerais somam o maior número de árvores de café por metro quadrado e a maior produção mundial do grão. A participação dos produtores em um evento de porte internacional demonstra a amplitude da força de trabalho de centenas de famílias através do trabalho solidário e cooperado, além do potencial de difusão do aroma do café mineiro por vários países.
Trabalho solidário e cooperado
A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM) participa da Superminas. Para um público esperado de mais de 50 mil visitantes, a cooperativa terá a chance de mostrar os frutos do esforço de mais de 400 famílias dos municípios de Poço Fundo, Machado, Andradas, Campestre, Ouro Fino, Cambuí, Paranguaçu, Santa Rita do Sapucaí, São João da Mata, Silvanópolis, Natércia, Nepomuceno e Inconfidentes.
O café gourmet dos cooperados já é saboreado por mais de oito nacionalidades e agora poderá atingir o mercado interno e ser encontrado nas prateleiras dos supermercados brasileiros. Segundo Edivânia Fernandes, representante da Cooperativa, a feira representa uma oportunidade de estabelecimento de contatos e fortalecimento da marca. “É um ambiente diferente para a gente, é importante. Fizemos contatos que nos beneficiarão, inclusive com o pessoal da imprensa”.
Mandato participativo
O deputado Ulysses Gomes acompanhou de perto o processo de concessão de patrocínio de eventos, promovido por meio de edital do Governo de Minas. Em Poço Fundo, a 1ª Festa do Café foi selecionada para receber o valor de R$ 30 mil. A festa, iniciativa da COOPFAM, está marcada para novembro e intenta o fortalecimento do pequeno cafeicultor e terá apoio da prefeitura municipal.