O professor itajubense Telmo Pereira foi confirmado nesta semana pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como Condutor da Tocha Olímpica. A indicação foi feita pelo “time” BRADESCO, que é um dos patrocinadores oficiais das Olímpiadas que acontecerá no Rio de Janeiro em agosto. Sua participação será na cidade de Taubaté-SP, no Vale da Paraíba, dia 27 de julho, uma semana antes do início dos jogos.
A campanha do BRADESCO procurou pessoas que são consideradas exemplos de vida. Queriam alguém que através de suas ações, projetos e trabalhos transformassem a vida de outras pessoas. Ou seja, saíram à procura de histórias inspiradoras que fazem a diferença.
No site do revezamento da tocha, Telmo é apresentado como um “exemplo de superação”, pois mesmo tendo perdido audição com apenas 18 anos de idade, conseguiu concluir três faculdades de licenciatura: história, educação física e informática. E atualmente está estudando inglês. Possui quase três décadas de experiência na área educacional e é funcionário público efetivo. Nesse período desenvolveu vários projetos sociais nas áreas da tecnologia, educação, saúde, esporte, meio ambiente e cidadania.
Foi premiado tanto no Brasil como no exterior por empresas como Microsoft, EducaRede, Telefônica da Espanha, Editora Melhoramentos no Chile entre outros. Em Minas Gerais foi condecorado com as principais medalhas no Estado: Tiradentes, Mérito Legislativo, Santos Dumont, Inconfidência, JK. Também possui uma Comenda do Mérito Educacional entregue pelo governo federal em 2001. Em Itajubá foi agraciado com a Medalha Didi Pereira em 2015. Possui dezenas de moções congratulatórias entregues pela Câmara Municipal de Itajubá.
No momento trabalha e desenvolve vários projetos em locais como CAIC, Escola Estadual Carneiro Júnior, Associação das Antigas Alunas da Providência e Escola Municipal Padre Donato. Em quase três décadas de trabalho, o professor calcula que 20 mil alunos já participaram de seus projetos. Portanto, de acordo com o BRADESCO, o professor Telmo Pereira, tem uma história de vida que inspira e transmite os valores olímpicos como amizade, excelência e respeito. Por isso foi um dos escolhidos para carregar a chama que não se apaga!
Em Itajubá o professor tem como parceiros a Unimed e Unicred/Progresso. Mais informações podem ser obtidas no site do Bradescowww.revezamentobra.com.br.