Em Brasília, prefeito Agnaldo Perugini assina Portaria de Anuência para a concessão do Aeródromo Pouso Alegre vive um momento histórico. O prefeito do município, Professor Agnaldo Perugini, participou no início da tarde desta quinta-feira, 07, da assinatura da Portaria de Anuência para a Concessão do novo Aeroporto de Pouso Alegre, na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), em Brasília, com a presença do Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes.
A partir da assinatura do documento, já avaliado pela equipe técnica e jurídica da SAC, a Prefeitura poderá dar início ao processo de licitação. Já foram atendidos todos os requisitos necessários. Os estudos, análises técnicas e projeto foram desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrando a viabilidade do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros e o impacto positivo que o empreendimento trará para a região.
O novo Aeródromo receberá o nome de “Padre Senador José Bento Leite Ferreira de Mello” em homenagem ao sacerdote, jornalista e político cuja atuação foi decisiva para que o Município de Pouso Alegre fosse projetado e respeitado nacionalmente.
Os números planejados impressionam: a pista terá 4.100 metros, a maior do Brasil. A capacidade de armazenagem de cargas é de 78,125 toneladas, em uma área de 12.500 m² que poderá receber uma média de 9.456 passageiros por ano. O aeroporto deverá se localizar às margens da BR-381, na Rodovia Fernão Dias, no bairro Curralinho, zona rural de Pouso Alegre. Quando estiver pronto, o empreendimento ajudará a desafogar a demanda de aeroportos como Viracopos, Cumbica, Congonhas e Galeão.
A concessão do empreendimento à iniciativa privada será feita nos moldes de uma Parceira Público-Privada (PPP). O Poder Público não entrará com recursos, mas sim com a transferência da área do atual aeroporto municipal para os investidores, quando estes adquirirem a área para a construção do novo empreendimento. Esta é a primeira vez que um empreendimento deste porte é construído no Brasil por meio de PPP.
O Prefeito Agnaldo Perugini agradeceu a Secretaria de Aviação Civil pelo empenho em analisar o projeto do Aeroporto de Pouso Alegre e pelas orientações ao longo dos anos. “Desde o início, quando a ideia começou a nascer, muitas pessoas contribuíram para que o projeto pudesse virar realidade. A importância histórica e econômica deste empreendimento é muito grande e mais uma vez o Sul de Minas se destaca no cenário nacional e internacional. Com a possibilidade de instalação deste aeroporto, Pouso Alegre e região vivem um novo tempo. Muitas indústrias já demonstram o desejo de se instalar nas proximidades do aeroporto e isso trará mais emprego e mais oportunidades”, destaca.
A construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros “Padre Senador José Bento Leite Ferreira de Mello” garantirá um investimento inicial de aproximadamente R$542 milhões e poderá chegar a R$1 bilhão, gerando inicialmente cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos.
O deputado Ulysses Gomes participou das articulações políticas e entrega de projetos técnicos aos órgãos de viação civil, juntamente do prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, e do então deputado federal e atual secretário estadual de Governo, Odair Cunha. “É um grande investimento para uma região de tanto potencial. As melhorias não ficarão isoladas, elas vão refletir nas proximidades, com a população podendo contar com maior circulação de renda e geração de empregos”, analisa Ulysses.
O aeroporto começará a funcionar simultaneamente para cargas e passageiros e, como diferencial, abrigará uma área destinada a cargas vivas, com o terminal de cargas contando com toda a estrutura alfandegária, terminal de passageiros, centro de manutenção de aviões, infraestrutura de atendimento a emergência e sistema de comunicação de nível internacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre, com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Ulysses Gomes