Todos os interessados em colaborar podem participar do encontro que debaterá a constituição do Comitê Gestor e o início dos trabalhos
Nesta quarta-feira (30/9), das 9h às 12h, será realizada uma reunião para tratar da implantação do Programa Cultivando Água Boa (CAB) no município de Pouso Alegre. As atividades estão sendo organizadas em parceria entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. A reunião será no Auditório do Espaço CAIXA, situado à Praça Dr. Garcia Coutinho, 17, Centro.
Na ocasião, será discutida a constituição do Comitê Gestor do CAB Pouso Alegre, que vai articular e desenvolver os trabalhos e a seleção da microbacia do município na qual serão iniciadas as atividades.
Foram convidados líderes comunitários, entidades, instituições, órgãos públicos e privados, com o intuito de buscar a participação e a colaboração de todos para o desenvolvimento de ideias e práticas sustentáveis. Todos os interessados em colaborar podem participar do encontro.
O deputado Ulysses Gomes participou da audiência pública no mês de agosto que discutiu a instalação do comitê gestor do programa CAB em Pouso Alegre. O projeto, desenvolvido pela Itapu Binacional e parceiros, tem o objetivo de promover a recuperação de rios e nascentes, além da proteção das matas ciliares e da biodiversidade. “Essa conscientização nos possibilitará atitudes de preservação do recurso para o presente e para as gerações futuras. É o famoso pensar global e agir local”, analisou Ulysses.
O Prefeito de Pouso Alegre, Professor Agnaldo Perugini, conta que se interessou pelo programa assim que soube do seu desenvolvimento. “O Cultivando Água Boa é um importante instrumento, que nos auxilia e nos proporciona conhecer mais e discutir as formas de preservar o meio ambiente e cuidar das águas, envolvendo diversos setores”, destaca.
O programa foi criado em 2003 e, neste ano, recebeu o reconhecimento da ONU como a melhor gestão de recursos hídricos do mundo, concorrendo com 40 iniciativas de todos os continentes. O projeto Cultivando Água Boa é desenvolvido em 29 municípios que compõem a Bacia do Rio Paraná, no oeste do estado. Suas ações também são reproduzidas internacionalmente, em países como Argentina, Bolívia, Guatemala, República Dominicana e Uruguai.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre, com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Ulysses Gomes