Notícias

Secretaria de Ação Social de Poço Fundo retira 264 famílias da extrema pobreza

Nos últimos quatro anos, a Secretaria de Ação Social, órgão da Prefeitura de Poço Fundo, conseguiu retirar 264 famílias da extrema pobreza por meio do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Em janeiro de 2013, 52% das famílias cadastradas apresentavam situação de extrema pobreza enquanto em janeiro deste ano, o índice caiu para 28%.

Segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), mensalmente são repassados de forma direta para as famílias do município o valor de R$95.273,00. Atualmente, 651 famílias recebem o Bolsa Família em Poço Fundo.

Os números impressionantes são resultado do trabalho em equipe da Secretaria de Ação Social e do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Juntos, os órgãos realizaram uma verdadeira transformação no modo de gerir e hoje, colhem os frutos. Mas segundo as gestoras, esse é só o primeiro passo para acabar com a desigualdade social em Poço Fundo.

“Desde que entramos, foi realizado um conjunto de ações para conscientizar os cidadãos sobre a importância do programa. Por meio de visitas domiciliares, campanhas de recadastramento anual, entrevistas e palestras, convidamos as pessoas a entenderem o Bolsa Família. Com o trabalho em equipe dos funcionários, conseguimos não só retirar parte da população da extrema pobreza, mas também promover atividades para que elas não voltem ao estado de vulnerabilidade social em que se encontravam” afirma Adriana Nogueira Martins, gestora da Secretaria de Ação Social.

Segundo Adriana, um passo importante dado pela Secretaria foi fazer com que as pessoas entendessem o Bolsa Família como um programa de direitos e deveres. Para uma família receber o benefício, por exemplo, é necessário que todas as crianças (de seis a 17 anos) da casa tenham pelo menos 85% de frequência escolar. Também é necessário um comprometimento com a rede municipal de saúde. Esta, por sua vez, exige a carteira de vacinação em dia e o acompanhamento periódico de gestantes e lactantes.

“Como resultado do trabalho de conscientização e esclarecimento, só nesse ano, 11% das famílias cadastradas no Bolsa Família se desligaram do programa e deram a oportunidade para outras famílias participarem (cada município tem um limite máximo de participantes). Essa emancipação é a essência do Bolsa Família, e só acontece quando há o comprometimento e o trabalho constante, sério e organizado de toda a equipe da Assistência Social” conta Lídia Adriele Oliveira, gestora do programa Bolsa Família de Poço Fundo.

O desligamento voluntário tornou possível a adesão de novas famílias ao programa, algumas delas no bairro rural Canto dos Gonçalves, um dos mais vulneráveis do município. Segundo os moradores, o cadastramento no programa só aconteceu nos últimos tempos porque antes, eles não tinham acesso as informações necessárias.

bolsa família em poço fundo

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???