O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, foi homenageado nesta sexta-feira (20/5) com a Medalha do Mérito daDefensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG). A condecoração é a distinção honorífica oferecida pela instituição às autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil e com personalidade jurídica, que tenham contribuído de maneira excepcional para o engrandecimento da Defensoria Pública ou atuado efetivamente na causa dos necessitados. A homenagem aconteceu na sede da DPMG, em Belo Horizonte.
O secretário recebeu a outorga da Medalha do Mérito diretamente das mãos da defensora pública-geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, que ressaltou a importância do trabalho de Odair Cunha em prol da instituição.
“A Medalha do Mérito é uma homenagem da Defensoria Pública de Minas Gerais pela excepcional contribuição para o engrandecimento da instituição e atuação efetiva na causa dos cidadãos vulneráveis. O apoio do secretário Odair Cunha junto ao Governo do Estado tem propiciado a ampliação do acesso à justiça a milhões de mineiros, com o aumento do número de defensores públicos e melhoria na infraestrutura das unidades da Defensoria Pública nas comarcas do Estado”, afirmou. Na ocasião, Odair Cunha foi agraciado com a Medalha de Honra.
O secretário destacou a importância do trabalho e a dedicação dos defensores públicos do Estado. “É um imenso orgulho receber essa homenagem de uma instituição tão importante e que tanto admiro. Gostaria de parabenizar a Defensoria Pública pelo belo trabalho jurídico prestado aos cidadãos, em especial à doutora Christiane Neves Procópio Malard, que tem realizado um excelente serviço. Além disso, entendo que a Defensoria Pública é uma forte parceira nas mais difíceis lutas por justiça”, afirmou.
Além de Odair, outras 59 personalidades foram agraciadas com a medalha no último dia 12 de maio. Na oportunidade, a DPMG comemorou também a V Semana da Defensoria Pública e os 40 anos de criação da instituição.
Medalha do Mérito da Defensoria Pública
Criada pela Resolução Nº 039 de 2012, a comenda tem três designações: Grande Colar do Mérito, Medalha de Honra e Comenda do Mérito. A outorga do Grande Colar do Mérito cabe à defensora pública-geral e, as demais designações, ao Conselho da Medalha.
Compuseram o Conselho da Medalha, designados por meio da Resolução nº 58/2016: o subdefensor público-geral, Wagner Geraldo Ramalho Lima; a chefe de gabinete, Luciana Leão Lara; o corregedor-geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro; a ex-defensora-geral e assessora especial de Prevenção à Criminalidade, Andréa Abritta Garzon; e os defensores públicos, Rodrigo Zamprogno, Juliana de Carvalho Bastone, Marina Buck de Carvalho Sampaio e Tifanie Avellar Carvalho.