As finais dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) aconteceram em Lavras, no Sul de Minas. Realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), a competição premiou os melhores atletas e equipes de Minas, em 11 modalidades, nas categorias masculino e feminino. O Jimi voltou ao formato original neste ano atendendo uma demanda da população, que pediu por uma competição mais democrática e regionalizada, durante os Fóruns Regionais de Governo.
O Sul de Minas marcou presença entre os campeões. No basquete feminino, Lavras foi vice-campeã e no vôlei feminino, Varginha ficou com a prata. São Sebastião do Paraíso conquistou o vice-campeonato no xadrez. No ciclismo speed, atletas de Varginha e Lavras conquistaram as primeiras colocações nas categorias masculino e feminino, respectivamente.
Nos cinco dias de competições foram disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, atletismo convencional e paralímpico, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, taekwondo, xadrez e futsal de surdos.
Um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, Jadel Gregório, competidor no salto triplo, acompanhou as provas atletismo, tirou fotos e conversou com os participantes do Jimi. Segundo o ex-atleta olímpico, é de “ações como essa que saem atletas que, talvez, nunca teriam a oportunidade de competir. Sempre digo que o esporte é o meio de inclusão mais igualitário que existe. E uma competição como o Jimi, que não exige que os atletas sejam federados, só confirma minha opinião”, avalia.
Veja as listas com a colocação de todos os atletas clicando aqui.
Fonte: Agência Minas