O Sistema Único de Saúde (SUS) voltou a oferecer o exame PET-CT para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer em Pouso Alegre (MG). Os exames foram autorizados e começaram em dezembro de 2015, mas haviam sido interrompidos logo depois.
A iniciativa foi autorizada pelo Ministério da Saúde e atende a toda a microrregião, com 154 cidades. O município é o único do Sul de Minas a realizar o procedimento de forma gratuita. Os exames vão até o dia 30 de dezembro. Para este ano, 50 pacientes já aguardam agendamento, que será feito de acordo com a lista de espera.
O exame
Para o exame, é preciso ficar quatro horas em jejum, sem bebida e nem comida. Uma hora antes de entrar no aparelho, o paciente recebe uma injeção de glicose com material radioativo, que vai ajudar os médicos a localizarem os tumores.
“Alguns tipos de tumores têm uma maior captação de glicose, maior consumo de glicose. Então a gente injeta essa substância no paciente e tenta identificar aquelas áreas, aqueles tumores que têm maior captação de glicose”, disse Gabriel Rodrigues, que é médico nuclear.
Pelo SUS no Sul de Minas serão atendidos pacientes com três tipos de câncer, o de pulmão, intestino e o linfoma. “As pessoas que têm uma solicitação médica para esse exame devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para fazer o agendamento. Neste mês de dezembro, todos os exames serão agendados, sem limite de vagas”, afirmou Jucelma Carvalho, diretora de Atenção Primária à Saúde, em dezembro.
Fonte: G1.com