Notícias

Ulysses apresenta projeto para suspender unificação da taxa de esgoto cobrada pela Copasa

O deputado estadual Ulysses Gomes apresentou, nesta quinta-feira (30/9), na Assembleia Legislativa, um Projeto de Resolução que visa suspender os efeitos do art. 2º da Resolução 154/2021, da Arsae, que autorizou a Copasa a unificar a cobrança das tarifas dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Minas Gerais. Com a medida, tanto as localidades que disponibilizam a coleta e o tratamento do esgoto, como as que realizam apenas a coleta, estão pagando ambas as taxas, prejudicando exatamente os municípios e populações com rendas mais baixas.

Divulgado pelo Governo de Minas como algo mais vantajoso para o consumidor, na prática, essa mudança aumenta consideravelmente o preço final da conta de água de boa parte da população. Isto é, aqueles que têm acesso apenas a coleta de esgoto e pagavam 25% sobre o valor gasto com água, passam a pagar 74%, com um impacto final de mais de 50% no valor da conta.

“Essa unificação comprova a total falta de sensibilidade do Governo de Minas, que toma esta decisão justamente no meio de uma pandemia e de uma grave crise econômica que tem levado a um crescimento acelerado e sem precedentes da extrema pobreza, da insegurança alimentar de milhões de famílias, e do fechamento de milhares de empreendimentos comerciais, que também serão impactados com a mudança”, criticou Ulysses.

Cadastre-se e fique por dentro do nosso mandato!

Iniciar conversa
Oi podemos ajudar???