Honraria é concedida a personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país, que contribuem para o desenvolvimento do Estado
Como acontece todos os anos, desde 1996, foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha JK neste sábado, 12/09, data de aniversário do ex-presidente Juscelino Kubitschek, nascido em 1902. O evento este ano, realizado em Diamantina, onde nasceu JK, foi presidido pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. O deputado Ulysses Gomes foi um dos agraciados com a comenda, destinada a personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do Brasil, que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
“Com muito orgulho e alegria compartilho com todos esta Medalha, fruto do reconhecimento do nosso trabalho, que só foi possível em função do apoio e da confiança que tenho recebido de cada um, minha família, equipe, amigos, militantes, simpatizantes e apoiadores do nosso trabalho. Agradeço a todos, sem esse apoio não poderia chegar até aqui”, declarou o deputado Ulysses, que recebeu a Medalha das mãos do presidente da Assembleia de Minas, Adalclever Lopes, orador oficial da solenidade.
Mesmo com o trabalho e trajetória já reconhecidos, o parlamentar garante continuar o empenho com a mesma motivação. “Aproveito para renovar meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou.
Em discurso, Pimentel exalta JK e defende a democracia
A cerimônia de 2015 de entrega da Medalha JK também marcou os 65 anos da eleição de Juscelino Kubitschek ao governo de Minas e os 60 de sua eleição para Presidente da República. Atual governador de Minas, Fernando Pimentel revelou a inspiração em JK no empenho da nova gestão estadual para superar as dificuldades.
“Quem reflete sobre as lições do passado pode evitar a repetição de erros no presente. A intolerância que vitimou JK, as injustiças contra ele cometidas, o exemplo da busca permanente pela paz, da conciliação, do diálogo, hão de servir de alerta contra aqueles que pregam a ruptura da ordem democrática, flertam com o autoritarismo e disseminam o ódio e a intolerância na vida social”, discursou o governador.
Pimentel também recordou a consciência cívica dos tempos de JK que pode auxiliar na superação dos problemas atuais. “A vida desse mineiro, ilustre e admirado, nos lembra que os trechos difíceis da história são justamente os que pedem aos cidadãos e cidadãs maior solidariedade e participação, mais lucidez e mais serenidade para resolver os problemas da economia. Encravados por entre os inúmeros desafios que o mundo hoje enfrenta, o Brasil deve buscar ânimo na resistência e na perseverança de Juscelino”, declarou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Ulysses Gomes, com informações da Agência Minas