Nesta terça-feira (07/02), o deputado foi designado para assumir a liderança do bloco de oposição, o Bloco Democracia e Luta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A mensagem que informou a coalização do bloco foi lida em plenário na reunião ordinária, sendo a primeira a ser oficializada até o momento. O deputado Ulysses Gomes realizou um discurso afirmando a honra de ocupar o cargo e sua dedicação no trabalho a ser realizado. Além disso, o parlamentar disse que liderará com responsabilidade, fiscalizando, apontando omissões, conduzindo votações e discussões importantes do bloco, com o objetivo de atuar em prol de Minas Gerais e sua população. Ulysses ainda ressaltou que não trabalharão contra o Executivo, apesar de prometer que o bloco permanecerá atento às tomadas de decisões, utilizando o diálogo à fim de obter um Legislativo autônomo e independente.
O Bloco Democracia e Luta é composto por 20 deputados e deputadas da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) e da Federação Psol/Rede. São eles: Ana Paula Siqueira (Rede), Andréia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT)
Bella Gonçalves (PSOL), Betão (PT), Betinho Pinto Coelho (PV), Celinho Sintrocel (PCdoB), Cristiano Silveira (PT), Doutor Jean Freire (PT), Leleco Pimentel (PT), Leninha (PT), Lohanna (PV), Lucas Lasmar (Rede), Luizinho (PT), Macaé Evaristo (PT), Mário Henrique Caixa (PV), Marquinho Lemos (PT), Professor Cleiton (PV), Ricardo Campos (PT) e Ulysses Gomes.