Começou agora há pouco e segue até fim deste sábado (30/11), em Pouso Alegre, o Encontro Sulmineiro pela Economia de Francisco. Organizado pela Diocese local, o evento é preparatório para o grande encontro que o Papa Francisco agendou para abril do ano que vem, na cidade italiana de Assis, berço de São Francisco de Assis e de Santa Clara, que inspiram a iniciativa.
A meta é buscar alternativas para um novo modelo econômico que, nas palavras do próprio Papa, “faça viver e não mate, que inclua e não exclua, que humanize e cuide da Criação, ao invés de depredá-la”. Por isso, em cada encontro preparatório realizado pelo mundo, os participantes, sobretudo jovens, vão apresentar suas propostas de economia sustentável, além de sugestões de mudanças no currículo das faculdades de economia, para melhorar a vida da coletividade, principalmente dos mais pobres.
O deputado Ulysses Gomes é um dos participantes do evento, que tem como palestrantes Eduardo Brasileiro (da coordenação da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco – ABEF) e Rudá Ricci (sociólogo, mestre em ciências políticas e doutor em ciências sociais, além de coordenador da ABEF).
O intervalo do evento teve café com produtos de uma freirinha solidária de expositores, que apresentarão suas boas práticas de economia solidária, ao final do evento.
Experiências de alternativas econômicas ainda serão apresentadas por associações e cooperativas do Sul de Minas. Entre elas, a Intercoop (ITTCP Unifei), OCS Peroba (agricultura orgânica), Núcleo Travessia (Unifei), Projeto Cadeia do Bem, da Cooperativa de Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam), Cacique Jal (tribo Xucuru Kariri de Caldas) e Associação de Orgânicos do Sul de Minas.