Compondo a comitiva de Minas Gerais na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Glasgow, na Escócia, o deputado estadual Ulysses Gomes participou, nesta sexta-feira (05/11), de importantes discussões sobre o futuro do planeta.
Uma série de reuniões, com o propósito de buscar soluções e ações para o combate à crise climática, extremamente necessários nos dias atuais. Entre os assuntos abordados, estão a preservação do meio ambiente, uso racional da água, emissão de gases que provocam efeito estufa, ações de desenvolvimento e aquecimento global.
Entre as diversas agendas, o deputado teve encontro com o ambientalista Mário Mantovani, superintendente da ONG SOS Mata Atlântica, com a deputada federal Tábata Amaral e com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo. Também participam das reuniões o deputado estadual Noraldino Júnior, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante a COP26, Ulysses ainda encontrou com a líder indígena brasileira, Sônia Guajajara, uma das maiores lideranças ambientais do nosso país.
COP 26
A primeira Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas aconteceu em 1995, na Alemanha. Ela surgiu após um encontro histórico, ocorrido no Brasil, em 1992, tendo como tema central o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. A COP, que significa Conferência das Partes, visa avaliar as mudanças climáticas no planeta e propor mecanismos a fim de garantir a efetividade da Convenção, repactuando acordos e discutindo e compartilhando novas formas de desenvolvimento sustentável.
A agenda climática tem se tornado cada vez mais importante no mundo. Os problemas causados pelas mudanças do clima afetam não somente as comunidades locais, como a própria natureza em si. A COP 26 tem papel fundamental na busca por medidas concretas que facilitem a aplicação de políticas públicas sustentáveis em prol do meio ambiente.